Cifonauta
NP-BioMar

 

Compartilhar
Buscar no site:
InícioTextos publicados em outros sites que citam o CEBIMar ou seus colaboradores

Para os artigos que estão disponíveis on-line, há um link para o texto completo após a referência. Para aqueles que não estão disponíveis na Internet, o texto pode ser solicitado para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

/ / /

  • Ilhabela recebe exposição do Centro de Biologia Marinha da USP

    Por: Da Redação, com prefeitura de Ilhabela

    A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, recebe a partir da próxima quarta-feira,14, a exposição “CEBIMAR 60 anos”, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo – USP. A exposição acontece na sede da Secretaria de Cultura, na Vila, até 16 de julho.

    Clipping de: Portal R3, 12 de junho de 2017.


  • Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá

    Pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP lançam nesta quinta-feira (8/6), Dia dos Oceanos, o documentário Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá e o livro Desvendando os oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá.

    Clipping de:

    Agência FAPESP, 8 junho 2017


  • Bonito e danoso, coral-sol avança pelo litoral e vira motivo de preocupação

    Bonito para contemplação em mergulhos, mas um vilão para o ambiente marinho. Assim pode ser definido o coral-sol, espécie nociva que vem ganhando cada vez mais espaço na costa brasileira e preocupa especialistas por sua rápida proliferação.

    Clipping de:

    Folha de São Paulo, 02 de maio de 2017.


  • Compreensão do ambiente marinho é crucial para sustentabilidade

    Antonio Carlos Marques, professor do Departamento de Zoologia do IB/USP e diretor do Centro de Biologia Marinha da USP, comenta sobre a importância da compreensão do ambiente marinho para atividades econômicas e preservação ambiental.

    "O Brasil sempre olhou o mar como recreação, mas agora tem descoberto as oportunidades de exploração de minerais e jazidas de petróleo". Segundo o professor, "o grande fascínio do homem pelo mar se contrasta com  o pouco conhecimento humano desse ambiente. O professor explica que, nessa busca pela compreensão do mundo marinho, a pesquisa da biodiversidade é importante. Ele comenta sobre a produção científica da USP na área. Deficiências brasileiras nas questões ambientais têm custos para o Brasil, como a tragédia da barragem da Samarco, que afetou o litoral capixaba. O pesquisador aponta que é necessária maior compreensão do mundo marinho para exploração econômica de recursos minerais e marinhos".

    Ouça a reportagem na íntegra: https://jornal.usp.br/atualidades/compreensao-do-ambiente-marinho-e-crucial-para-sustentabilidade/


  • Águas-vivas

    Entrevista com o Prof. Tit. Antônio Carlos Marques, veiculada no Reporter Eco, de 26/03/2017.

    Assistir no Youtube: https://youtu.be/k01HQ19vVBU


  • Camarões camaleônicos

    Eles são pequenos, medem no máximo 1,5 centímetro de comprimento, existem em números prodigiosos e mudam de cor. São camarões da espécie Hippolyte obliquimanus, que vivem ao longo de todo o litoral brasileiro, sempre associados a bancos de algas.

    (...) O trabalho foi feito pelo doutorando Rafael Campos Duarte, por seu orientador, o professor Augusto Alberto Valero Flores, ambos ligados ao Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), e por Martin Stevens, da Universidade de Exeter, no Reino Unido. O estudo teve apoio da FAPESP e os resultados foram publicados na BMC Evolutionary Biology.

    Clipping de:

    Agência Fapesp, 7 de março de 2017, online. 


  • Par perfeito

    Algas já viviam em simbiose com corais há 210 milhões de anos e são bem mais antigas e diversas do que se pensava

    Clipping de:

    Pesquisa Fapesp, janeiro 2017.


  • Retiradas 20 mil colônias de coral-sol em Alcatrazes

    Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Alcatrazes, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de realizar a retirada de mais de 20 mil colônias de duas espécies de coral-sol da Estação Ecológica (Esec) Tupinambás e Refúgio de Vida Silvestre (Revis) de Alcatrazes, no litoral de São Paulo.

     

     

    Clipping de:

    Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 20h25.


  • Cuidados com a àgua do mar no verão: dicas para quem vai passar às férias na praia

    Entrevista com o Prof. Dr. Cláudio Gonçalves Tiago na 1ª edição do Link Record News de 19 dezembro 2016.

    Clipping de:

    Link Record News, 19 dezembro 2016. Republicado em Youtube: CEBIMar/USP, 9 fevereiro 2017.


  • Ambientalistas pedem boicote a purpurina e glitter no carnaval

    Microplásticos poluem oceano e comprometem saúde dos peixes


    Clipping de:

    O Globo, 24 jan 2017

  • ©2013 Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo
    http://www.usp.br/cbm