Cifonauta
NP-BioMar

 

Compartilhar
Buscar no site:
InícioInformações para docentes, pós-doutorandos, participantes de projetos e técnicos-administrativos do CEBIMarMantenha-se informado sobre o que acontece por aí na área de Biologia Marinha

Navegue pelas Seções: 

Pesquisas: Informações sobre projetos de pesquisa em Biologia Marinha e áreas correlatas.
Eventos, cursos ou disciplinas: Da área de Biologia Marinha e afins. 
Oportunidades: Ofertas de trabalho ou estudo. 
Fontes de informação
: Novos sites, bases de dados, livros etc. 
Outros fatos: Relacionados à Biologia Marinha ou ao CEBIMar.

Navegue pelo tipo de conteúdo: 

Artigos: Análise de assuntos em destaque.
Notícias: Novidades em notas curtas.
Clipping: Compilação de notícias sobre Biologia Marinha.

O BIOMAKER BATTLE é um desafio científico para projetos e pesquisas em ciências da vida. Com duração de apenas um dia, tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros, bem como criar oportunidade para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócio e saúde digital.

 

 

A Baía do Araçá, pequena enseada no litoral norte do Estado de São Paulo, é lar de 1.368 espécies identificadas e estudadas por 170 pesquisadores de diversas instituições paulistas. O conhecimento acumulado pelos cientistas tem ajudado a preservar o ecossistema, constantemente exposto à ação humana pela proximidade da malha urbana, e foi apresentado à comunidade científica em workshop realizado pela FAPESP entre os dias 16 e 18 de novembro, em São Paulo (SP).

Elevados índices de prata foram encontrados no Rio Doce, próximo à Barragem de Fundão, em Mariana (MG), antes do seu rompimento, no dia cinco de novembro de 2015, por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Sendo a prata um subproduto do refino de zinco, chumbo e cobre, tudo leva a crer que já havia vazamento de rejeitos de mineração antes da eclosão do maior crime socioambiental da história do País, que contaminou o rio até sua foz, em Regência, Linhares (norte do Espírito Santo).

©2013 Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo
http://www.usp.br/cbm