Organizado pela Prof. Áurea M. Ciotti, o ebook “Por que o mar tem esta cor”, permite ao leitor se sentir como um participante do projeto desenvolvido pelo Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo junto à Escola Municipal de Vela de São Sebastião, SP.  

 

 

O volume especial do mês de outubro de 2018 do jornal científico “Ocean & Coastal Management” apresenta artigos originados durante o projeto Biota/Fapesp-Araçá, que teve por objetivo fornecer subsídios para o gerenciamento de um ecossistema costeiro subtropical: a Baía do Araçá. Localizada em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, esta pequena área já está estabelecida como um dos locais de mais alta riqueza e diversidade de espécies da costa brasileira.

Ministério de Meio Ambiente divulga documento descritivo do Procosta - Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa. O documento traz a descrição dos quatro projetos que compõem o Procosta:
 
a) Projeto Alt-Bat;
b) Projeto Projeção de Linhas de Costa Futuras e Identificação de Perigos;
c) Projeto Riscos Costeiros e Estratégias de Adaptação;
d) Projeto Monitoramento e Gestão para a Conservação da Linha de Costa.
 
O documento pode ser consultado em:  Ministério do Meio Ambiente - Procosta
 

O número especial tem o título "Oceanographic processes and biological responses around Northern Antarctic Peninsula: a 15-year contribution of the Brazilian High Latitude Oceanography Group (GOAL)."

O volume traz uma coletânea de 2 artigos introdutórios e 20 trabalhos científicos que reportam importantes resultados destas atividades, desde a oceanografia clássica (nas suas áreas de biologia, química e física), passando por aspectos das interações entre o oceano-atmosfera-criosfera, biogeoquímica marinha até a biologia e ecologia de mamíferos marinhos.

Entre os artigos , há o artigo da "Bio-optical characterization of the northern Antarctic Peninsula waters: absorption budget and insights on particulate backscattering", de autoria da ex-participante do Programa de Pós-Doutorado da USP, Amábile Ferreira, da Prof. Aurea Ciotti, do CEBIMar/USP e de Carlos Gracia, da Universidade Federal do Rio Grande.

Instituto Costa Brasilis realiza video sobre a Baía do Araçá, com a participação do IO/USP, CEBiMar/USP, Unicamp, Fapesp/Biota Araçá.

araca