O número especial tem o título "Oceanographic processes and biological responses around Northern Antarctic Peninsula: a 15-year contribution of the Brazilian High Latitude Oceanography Group (GOAL)."

O volume traz uma coletânea de 2 artigos introdutórios e 20 trabalhos científicos que reportam importantes resultados destas atividades, desde a oceanografia clássica (nas suas áreas de biologia, química e física), passando por aspectos das interações entre o oceano-atmosfera-criosfera, biogeoquímica marinha até a biologia e ecologia de mamíferos marinhos.

Entre os artigos , há o artigo da "Bio-optical characterization of the northern Antarctic Peninsula waters: absorption budget and insights on particulate backscattering", de autoria da ex-participante do Programa de Pós-Doutorado da USP, Amábile Ferreira, da Prof. Aurea Ciotti, do CEBIMar/USP e de Carlos Gracia, da Universidade Federal do Rio Grande.

Ministério de Meio Ambiente divulga documento descritivo do Procosta - Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa. O documento traz a descrição dos quatro projetos que compõem o Procosta:

a) Projeto Alt-Bat;
b) Projeto Projeção de Linhas de Costa Futuras e Identificação de Perigos;
c) Projeto Riscos Costeiros e Estratégias de Adaptação;
d) Projeto Monitoramento e Gestão para a Conservação da Linha de Costa.

O documento pode ser consultado em:  Ministério do Meio Ambiente - Procosta

Criado pelo Museu de Ciências da USP, o portal InteraTrilhas permite ao visitante navegar em um mapa com registros geolocalizados, divididos por categorias temáticas, locais, cursos e unidades referentes ao ensino, pesquisa e extensão na Universidade de São Paulo.

alcatrazes
Fotografia: Ricardo Feres

Instituto Costa Brasilis realiza video sobre a Baía do Araçá, com a participação do IO/USP, CEBiMar/USP, Unicamp, Fapesp/Biota Araçá.

araca

Exposição fotográfica que celebrou os 60 anos do Centro de Biologia Marinha da USP agora em São Paulo, SP.