A 1110 km da costa brasileira, em meio ao oceano Atlântico, ergue-se do fundo do mar o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, o menor arquipélago do Atlântico e o ambiente recifal mais isolado e menos rico do mundo. Apesar do isolamento, o peixe recifal cangulo-preto, Melichthys niger, consegue chegar a essas ilhas e aí estabelecer grandes populações, com mais de 1000 indivíduos.

cangulo new

 Cangulo-preto. Foto Juan Pablo Quimbayo (pós-doutorando do CEBIMar e bolsista FAPESP) 

Parte do sucesso do cangulo-preto está associada com a dieta plástica e a alta capacidade de ser bom de garfo e comer o que houver disponível no habitat, como foi observado no estudo de Mendes, Quimbayo e colaboradores (2019) publicado recentemente no Journal of Fish Biology (https://doi.org/10.1111/jfb.14075). Segundo os pesquisadores, a espécie pode consumir 12 tipos de items alimentares diferentes, tanto de origem vegetal quanto animal. Eles também apontam que, apesar de o cangugo-preto não ser um típico peixe herbívoro, os principais itens consumidos são algas e detritos. Esse peixe é considerado uma espécie-chave na cadeia trófica do arquipélago porque conecta produtores primários (algas) e consumidores secundários, como barracudas ou grandes peixes pelágicos que estão de passagem pelo remoto arquipélago.

Por outro lado, Mendes e colaboradores também observaram que o cangulo-preto concentra-se em lugares fundos (26 a 30 metros de profundidade), com maior densidade em alguns períodos do dia, mais especificamente entre 9h e 11h da manhã. A seleção de habitats profundos e o comportamento alimentar do cangulo-preto estão associados com a sua morfologia e capacidade natatória, assim como a uma possível estratégia para evitar a competição com outras espécies que ocupam habitats mais rasos dentro do arquipélago.

A publicação completa deste estudo pode ser lida em:

Mendes TC, Quimbayo JP, Bouth H, Silva L, Ferreira CEL (2019) The omnivorous triggerfish Melichthys niger (Bloch, 1786) is a functional herbivore on an isolated Atlantic oceanic island. Journal of Fish Biology. (https://doi.org/10.1111/jfb.14075)