O volume especial do mês de outubro de 2018 do jornal científico “Ocean & Coastal Management” apresenta artigos originados durante o projeto Biota/Fapesp-Araçá, que teve por objetivo fornecer subsídios para o gerenciamento de um ecossistema costeiro subtropical: a Baía do Araçá. Localizada em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, esta pequena área já está estabelecida como um dos locais de mais alta riqueza e diversidade de espécies da costa brasileira.

Ao gerar estes resultados um número significativo de jovens pesquisadores foi formado, substancialmente ampliando a capacitação científica, teórica e prática, para estudos futuros sobre a biodiversidade, conservação e manejo marinho no Estado de São Paulo. Uma das peculiaridades do projeto Biota/Fapesp-Araçá foi integrar um grande número de pesquisadores de diferentes áreas, atuando em diferentes instituições nacionais e estrangeiras, o que permitiu expandir as interpretações ecológicas, sociais, econômicas, e políticas. Uma série de ações com a comunidade local permitiu um melhor entendimento dos serviços ecossistêmicos prestados pela baía que, juntamente com o conhecimento científico gerado, abriram um diálogo realista entre cientistas e tomadores de decisão.

A Baía do Araçá representa muitos dos conflitos que afetam várias outras regiões costeiras no Brasil, e também no mundo. Estes tornaram-se evidentes durante os estudos multidisciplinares do projeto. Os resultados obtidos foram fundamentais para a suspensão da ampliação do porto, que ocuparia boa parte da baía, e irão permitir a previsão de diversos impactos resultantes da crescente ocupação humana nas áreas costeiras.

Leia o número especial:

Amaral, ACZ, Ciotti, AM & Fonseca, G. 2018. Biodiversity and ecosystem functioning of a subtropical coastal ecosystem: subsidies for integrated management. Ocean & Coastal Management, 164: 1-156. https://www.sciencedirect.com/journal/ocean-and-coastal-management/vol/164/suppl/C

Editores
A. Cecília Z. Amaral