O CEBIMar manifesta seu pesar pelo falecimento da Dra Marta Vannucci (10/5/1921-15/1/2021), docente aposentada do Instituto Oceanográfico da USP. As Ciências Marinhas, principalmente a Oceanografia brasileira e paulista, devem muito ao caminho trilhado por ela na década de 1950 com a criação do Instituto Oceanográfico da USP. Formada em história natural pela USP e doutora em zoologia pelo Departamento de Zoologia dessa instituição, foi uma pioneira no estudo do plâncton marinho, sobretudo das águas-vivas, tendo trilhado uma longa e brilhante trajetória acadêmica e científica, no Brasil e no exterior. Foi a 1ª mulher a se tornar membro da categoria associado da Academia Brasileira de Ciências e a ocupar a Diretoria do Instituto Oceanográfico. Seu legado é uma inspiração para jovens cientistas e amantes do mar.

Foto Vannucci 01 EN2