Recentemente, seis alunos do ensino fundamental de uma escola pública, acompanhados do seu professor de Ciências, visitaram as dependências do CEBIMar. Na oportunidade, conheceram vários laboratórios, ouviram dos pesquisadores sobre seu trabalho e puderam manipular alguns equipamentos.

A visita constituiu a atividade de encerramento de um projeto conduzido em parceria com a Escola Municipal Professora Luiza Helena de Barros, do bairro de Barequeçaba em São Sebastião. O projeto visa demonstrar que a ciência pode ser realizada de forma muito simples, o que não a torna menos interessante.

Há quase 3 meses os estudantes, sob orientação de educadores do CEBIMar e da referida escola, vêm coletando dados, analisando resultados e extraindo conclusões sobre os materiais depositados pelas ondas nas linhas de deixo das praias arenosas.

A visita ao CEBIMar foi uma oportunidade para conhecerem a ciência feita por pesquisadores profissionais e de apresentarem seus próprios trabalhos.

Esta foi uma ação piloto para o que pretende-se constituir num futuro Clube de Ciências entre estes alunos e outros mais que forem cativados pelo poder instigador da pesquisa científica.