O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (PPGE-USP) está procurando jovens pesquisadores interessados em um pós-doutorado junto ao programa. Esperamos que o(a) candidato(a) seja um(a) jovem pesquisador(a) com excelência acadêmica e sólido conhecimento em ecologia e evolução. A pessoa selecionada terá bolsa fornecida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), com duração total de 36 meses, mas com renovação a cada 12 meses mediante avaliação do desempenho do(a) bolsista, expresso em relatório de atividades. O início das atividades deverá ocorrer em 1° de agosto de 2020. Serão aceitas inscrições de todos os(as) candidatos(as) que já tiverem o título de doutor até dia 30 de junho de 2020.

As pessoas interessadas devem apresentar suas candidaturas até o dia 10 de julho de 2020, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., acompanhadas dos seguintes documentos:

1. Documento que ateste a obtenção do título de doutor (no Brasil ou no exterior);

2. Pré-projeto de pesquisa com, no máximo, 5 páginas, contendo objetivos, contextualização teórica, justificativa da relevância do tema, resultados esperados, métodos, cronograma e referências;

3. Carta de intenção com, no máximo, 3 páginas, relatando brevemente eventuais contribuições prévias do(a) candidato(a) a quaisquer programas de pós-graduação e indicações de como o(a) candidato(a) pretende contribuir com o PPGE-USP caso receba a bolsa;

4. Carta de aceite do(a) futuro(a) supervisor(a), que deverá ser docente do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP e orientador(a) credenciado no PPGE-USP. A lista dos potenciais supervisores(as) encontra-se ao final desta mensagem.

Durante a avaliação, o CV Lattes do(a) candidato(a) e do(a) supervisor(a) serão consultados pela comissão avaliadora. Portanto, solicitamos a todos que mantenham seus respectivos CV Lattes atualizados. A avaliação das propostas será feita com base na qualidade e relevância do pré-projeto, no CV do(a) candidato(a) e nas contribuições que o(a) candidato(a) pretende dar ao PPGE-USP. Daremos prioridade a candidatos(as) que incluam entre suas cartas de intenção a colaboração no oferecimento anual de pelo menos uma de duas disciplinas consideradas fundamentais à formação dos nossos alunos: "Uso da linguagem R para análise de dados em ecologia" e "Princípios de planejamento e análise de dados em ecologia".