Série documental produzida por pesquisadores e estudantes do Centro de Biologia Marinha da USP pode ser conferida no YouTube e no Instagram (Fonte: Agência FAPESP - 31/03/2025).
OCAM 30 Anos: Temporada Novos Sons, Novos Tempos Tradição, Inovação e Inclusão Cultural
A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – OCAM, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra em 2025 seus 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Com uma performance musical de alta qualidade e uma programação diversificada, a OCAM desenvolve uma proposta artística ousada, que vai além da simples execução de repertórios tradicionais. A orquestra busca criar experiências inovadoras, explorando novas sonoridades e perspectivas musicais. Histórico e Conquista de Reconhecimento Fundada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a regência do Maestro Gil Jardim de 2001 a 2023 e, desde 2024, sob a direção do Maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. A OCAM tem um compromisso com a arte que ultrapassa a esfera musical. Seu repertório aborda questões sociais e políticas contemporâneas, valorizando compositores brasileiros vivos e promovendo, de forma destacada, a diversidade de vozes, com ênfase nas obras de mulheres compositoras e artistas de diferentes etnias. A orquestra adota um enfoque decolonial, contribuindo para uma programação inclusiva e transformadora. A OCAM se apresenta com frequência em prestigiados teatros e festivais e seus concertos são enriquecidos por convidados renomados como Leo Brouwer, Tim Fain, Evgenia Popova, Duo Assad, Gianluca Littera, Lenine, Gilberto Gil, Marisa Monte, Dori Caymmi, entre outros. Esses encontros musicais, que integram diferentes culturas e estilos, ampliam e enriquecem ainda mais a experiência do público.
Na noite da última sexta-feira (7), turistas e moradores da vila de Itamambuca, em Ubatuba , praia no litoral norte de SãoPaulo, presenciaram um fenômeno encantador na natureza: a formação de ondas luminosas no mar. (Fonte: Folha de São Paulo - 09/03/2025)
O biólogo André Carrara Morandini, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) e diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar), especialista em águas- vivas, explica que existem cerca de 300 espécies desses animais em todo o litoral do Brasil e que algumas podem ser perigosas. Muitas pessoas confundem as águas-vivas com caravelas, mas são espécies diferentes de animais. (Fonte: Jornal da USP - 07/03/2025).
A ciência e a tecnologia podem ser grandes aliadas da conservação e regeneração do meio ambiente, apoiando o cuidado com espécies de fauna e flora de todo o planeta. No Brasil, equipamentos como drones e aplicativos já são amplamente utilizados para monitorar espécies, recuperar áreas naturais e conectar cientistas e cidadãos aos desafios ambientais. Provas de que o desenvolvimento e a natureza podem – e devem! – andar lado a lado. (Fonte: Portal Terra - 25/02/2025)
Situado em meio ao verde da floresta tropical e do azul-esmeralda do oceano no Litoral Norte do estado de São Paulo, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP está comemorando 70 anos de existência. Para celebrar a data, foi lançada a série Brasil Debaixo d’Água – 30 segundos por dia, composta por documentários curtos que retratam a biodiversidade marinha da costa brasileira. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os vídeos estão sendo disponibilizada no Canal do Cebimar no YouTube e no Instagram, com novos episódios sendo publicados duas vezes por semana. (Fonte: Jornal da USP - 25/02/2025)
Salão Verde mostra avanços no monitoramento da “maré vermelha”, a proliferação excessiva de algas que pode provocar riscos à saúde humana e contaminação de peixes e frutos do mar. O fenômeno é cada vez mais frequente no litoral brasileiro diante das mudanças climáticas. Entrevista com Cláudio Barbosa, doutor em sensoriamento remoto (INPE), e André Pardal, biólogo marinho (CEBIMar/USP). Fonte: Salão Verde, Rádio Câmara. https://www.camara.leg.br/radio/programas/1132774-mare-vermelha-monitoramento-e-cuidados/.
Entre os 36 autores está André Morandini, diretor do Centro de Biologia Marinha da USP, que apresenta resultados de estudos apoiados pela FAPESP. (Fonte: Agência FAPESP - 04/02/2024).
Escrito por Aurea M. Ciotti (CEBIMar/USP) e Priscila Lange (UFRJ)
Publicado: 03 Fevereiro 2025
O litoral norte de São Paulo, durante os meses de primavera e verão, pode receber águas bem frias, que têm origem em processos conhecidos como ressurgências costeiras. A ressurgência é o resultado da ação dos ventos e correntes que trazem águas distantes e profundas em direção à superfície e à costa. Além de frias, o que às vezes surpreende quem nada ou mergulha num dia quente de verão, essas águas são ricas em nutrientes e estimulam o crescimento de microalgas marinhas que, assim como as plantas terrestres, realizam fotossíntese. Nesse verão de 2025, a presença de águas frias no litoral norte de São Paulo foi, de fato, notada em alguns locais. Porém, ainda mais surpreendente, foi o aparecimento de extensas manchas vermelhas no mar, conhecidas popularmente como “marés vermelhas”. As marés vermelhas ocorrem quando há um acúmulo elevado de microalgas pigmentadas, alterando a cor da água. A fonte dessa coloração é o conjunto de pigmentos que esses organismos possuem nos cloroplastos dentro das células, que facilitam a absorção de luz para realizar a fotossíntese.
No início de 2025, moradores e turistas de cidades do litoral paulista se assustaram com a coloração avermelhada da água do mar. Mas esta não é a primeira vez que isso acontece no mar paulista. Cientistas afirmam que o fenômeno se trata da maré vermelha. Mas o que significa a constatação deste cenário? (Fonte: Gazeta de São Paulo - 27/01/2025).