Vídeos apresentam a biodiversidade marinha em 30 segundos

Fonte: Agência FAPESP
Data de publicação: 31-03-2025 09:59

Série documental produzida por pesquisadores e estudantes do Centro de Biologia Marinha da USP pode ser conferida no YouTube e no Instagram (Fonte: Agência FAPESP - 31/03/2025).

Orquestra de Câmara da ECA/USP se apresentará em São Sebastião e Ilhabela

OCAM 30 Anos: Temporada Novos Sons, Novos Tempos Tradição, Inovação e Inclusão Cultural

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – OCAM, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra em 2025 seus 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Com uma performance musical de alta qualidade e uma programação diversificada, a OCAM desenvolve uma proposta artística ousada, que vai além da simples execução de repertórios tradicionais. A orquestra busca criar experiências inovadoras, explorando novas sonoridades e perspectivas musicais. Histórico e Conquista de Reconhecimento Fundada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a regência do Maestro Gil Jardim de 2001 a 2023 e, desde 2024, sob a direção do Maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. A OCAM tem um compromisso com a arte que ultrapassa a esfera musical. Seu repertório aborda questões sociais e políticas contemporâneas, valorizando compositores brasileiros vivos e promovendo, de forma destacada, a diversidade de vozes, com ênfase nas obras de mulheres compositoras e artistas de diferentes etnias. A orquestra adota um enfoque decolonial, contribuindo para uma programação inclusiva e transformadora. A OCAM se apresenta com frequência em prestigiados teatros e festivais e seus concertos são enriquecidos por convidados renomados como Leo Brouwer, Tim Fain, Evgenia Popova, Duo Assad, Gianluca Littera, Lenine, Gilberto Gil, Marisa Monte, Dori Caymmi, entre outros. Esses encontros musicais, que integram diferentes culturas e estilos, ampliam e enriquecem ainda mais a experiência do público.

'Onda azul' é vista em Ubatuba (SP) devido ao fenômeno dabioluminescência; veja fotos

Fonte: Folha de São Paulo
Data de publicação: 09-03-2025 14:08

Na noite da última sexta-feira (7), turistas e moradores da vila de Itamambuca, em Ubatuba , praia no litoral norte de SãoPaulo, presenciaram um fenômeno encantador na natureza: a formação de ondas luminosas no mar. (Fonte: Folha de São Paulo - 09/03/2025)

'Onda azul' é vista em Ubatuba (SP) devido ao fenômeno dabioluminescência; veja fotos

Fonte: Folha de São Paulo
Data de publicação: 09-03-2025 14:09

Na noite da última sexta-feira (7), turistas e moradores da vila de Itamambuca, em Ubatuba , praia no litoral norte de SãoPaulo, presenciaram um fenômeno encantador na natureza: a formação de ondas luminosas no mar. (Fonte: Folha de São Paulo - 09/03/2025)

Em casos de acidentes com águas-vivas, soluções caseiras devem ser evitadas

Fonte: Jornal da USP
Data de publicação: 07-03-2025 07:20

O biólogo André Carrara Morandini, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) e diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar), especialista em águas- vivas, explica que existem cerca de 300 espécies desses animais em todo o litoral do Brasil e que algumas podem ser perigosas. Muitas pessoas confundem as águas-vivas com caravelas, mas são espécies diferentes de animais. (Fonte: Jornal da USP - 07/03/2025).