Diagnóstico fechado: prosperidade do Brasil depende de um oceano saudável
- Fonte: Jornal da USP
- Data de publicação: 27-11-2023 08:36
"“A prosperidade e a soberania do país e o bem-estar do povo brasileiro dependem direta e indiretamente do oceano e dos benefícios que ele provê”, escrevem os autores, no Sumário para Tomadores de Decisão (STD), um resumo em linguagem simplificada dos principais achados e recomendações do diagnóstico. Esses benefícios incluem o fornecimento de alimento, água, energia, recursos minerais e biotecnológicos, proteção da linha de costa e regulação dos padrões climáticos — que controlam o regime de chuvas e dão sustentação à produção agrícola nacional, entre outras coisas fundamentais." (Jornal da USP, 27/11/2023)
Estudo aponta declínio global de tubarões em ecossistemas recifais - BIOTA +20
- Fonte: Biota Fapesp
- Data de publicação: 25-10-2023 08:04
"Brasil apresenta dois cenários para preservação de tubarões recifais: preservados, em ilhas oceânicas, e degradados, no litoral. Na imagem o tubarão-limão (Negaprion brevirostris), no Atol das Rocas (RN)." Foto: Hudson Pinheiro (pesquisador colaborador do CEBIMar/USP - Biota Fapesp 25/10/2023).
Espécie de tubarão ameaçada de extinção pode estar se recuperando no Nordeste
- Fonte: Revista Galileu
- Data de publicação: 13-10-2023 08:03
"Segundo Ana Laura Tribst Corrêa, autora do estudo e atualmente pesquisadora de projeto vinculado ao CEBIMar-USP, esse aumento pode ter uma origem multifatorial. “Um dos motivos pode ter sido a proibição de um tipo específico de pesca, que consiste na remoção das nadadeiras do tubarão-limão e posterior devolução da carcaça do animal para o mar”, explica." (Revista Galileu, 13/10/2023)
Concurso público para Professor Titular, no CEBIMar/USP. área de conhecimento “Biologia Marinha"
Concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto à Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar/USP, na área de conhecimento “Biologia Marinha”: abertura de inscrições
Uma bolacha para dois: o papel das bolachas-do-mar na vida amorosa dos caranguejos-ervilha
Em ambientes marinhos, algumas populações de organismos se distribuem de forma desigual, ocupando habitats fragmentados conhecidos como manchas de habitat. Estes locais oferecem recursos essenciais, como comida e abrigo, levando os indivíduos a se agruparem e formarem populações locais. Em uma escala maior, essas populações mantêm uma estrutura consistente ao longo do tempo, graças à dispersão de indivíduos que possibilitam a conexão entre as diversas manchas habitadas. A conexão entre as manchas pode diminuir a competição entre os indivíduos de manchas mais populosas e prevenir que a densidade populacional caia a níveis críticos em populações periféricas.
Página 1 de 305