Sexta Edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues

Edital 2025

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar), por decisão de seu Conselho Deliberativo, abre as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues, com o objetivo de reconhecer contribuições de grande qualidade realizadas no CEBIMar. O prêmio é destinado ao melhor trabalho publicado em qualquer área relacionada à Biologia Marinha que tenha sido desenvolvido formalmente como projeto de pós-graduação no CEBIMar. Serão considerados elegíveis os trabalhos que foram publicados nos dois anos anteriores à abertura da respectiva edição. A homologação das inscrições e da premiação final caberá ao Conselho Deliberativo do CEBIMar, que também indicará uma comissão avaliadora composta por três membros que não poderão ter relação com os trabalhos inscritos, e que realizará a escolha da melhor contribuição.

Veja quais locais do litoral de SP são habitados por tubarões.

Fonte: Gazeta de São Paulo
Data de publicação: 24-04-2025 10:47

Segundo Hudson Tercio Pinheiro, do Centro de Biologia Marinha da USP, o aumento do aparecimento e ataques de tubarões é consequência direta da degradação do meio ambiente, e estudos já mostram que lugares com menos políticas de conservação registram mais ataques. (Fonte: Gazeta de São Paulo - 24/04/2025)

 

Vídeos apresentam a biodiversidade marinha em 30 segundos

Fonte: Agência FAPESP
Data de publicação: 31-03-2025 09:59

Série documental produzida por pesquisadores e estudantes do Centro de Biologia Marinha da USP pode ser conferida no YouTube e no Instagram (Fonte: Agência FAPESP - 31/03/2025).

Como conhecer carreiras e cursos oferecidos pela USP? Visitas monitoradas estão com inscrições abertas

Fonte: Jornal da USP
Data de publicação: 14-04-2025 07:54

Programa USP e as Profissões é uma oportunidade para conhecer espaços acadêmicos e vivenciar a rotina das faculdades e institutos; há visitas até o mês de outubro, mas as vagas são limitadas. (Fonte: Jornal da USP - 14/04/2025).

Orquestra de Câmara da ECA/USP se apresentará em São Sebastião e Ilhabela

OCAM 30 Anos: Temporada Novos Sons, Novos Tempos Tradição, Inovação e Inclusão Cultural

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – OCAM, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra em 2025 seus 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Com uma performance musical de alta qualidade e uma programação diversificada, a OCAM desenvolve uma proposta artística ousada, que vai além da simples execução de repertórios tradicionais. A orquestra busca criar experiências inovadoras, explorando novas sonoridades e perspectivas musicais. Histórico e Conquista de Reconhecimento Fundada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a regência do Maestro Gil Jardim de 2001 a 2023 e, desde 2024, sob a direção do Maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. A OCAM tem um compromisso com a arte que ultrapassa a esfera musical. Seu repertório aborda questões sociais e políticas contemporâneas, valorizando compositores brasileiros vivos e promovendo, de forma destacada, a diversidade de vozes, com ênfase nas obras de mulheres compositoras e artistas de diferentes etnias. A orquestra adota um enfoque decolonial, contribuindo para uma programação inclusiva e transformadora. A OCAM se apresenta com frequência em prestigiados teatros e festivais e seus concertos são enriquecidos por convidados renomados como Leo Brouwer, Tim Fain, Evgenia Popova, Duo Assad, Gianluca Littera, Lenine, Gilberto Gil, Marisa Monte, Dori Caymmi, entre outros. Esses encontros musicais, que integram diferentes culturas e estilos, ampliam e enriquecem ainda mais a experiência do público.