Acesso gratuíto para o Estado de São Paulo para o conteúdo da plataforma Pressreader na BibliON

Informamos a disponibilidade de acesso aos conteúdos da plataforma Pressreader na BibliON: https://www.biblion.org.br/, além de livros, eventos e outras informações.

A BibliON é a biblioteca digital gratuita de São Paulo. São milhares de livros digitais para ler onde e como quiser, além de uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, atividades de formação e muito mais.

A BibliON é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras.

A biblioteca digital é pública e totalmente gratuita. Todos os cidadãos do Estado de São Paulo podem usar a BibliON.

Deu branco no cérebro: doença atinge o coral-cérebro Mussismilia hispida no Arquipélago de Alcatrazes

O Brasil possui uma das maiores extensões costeiras do mundo, com mais de 8.000 km de litoral. Nessa vasta extensão, encontram-se diversos ecossistemas marinhos, incluindo os recifes de corais, caracterizados por uma rica diversidade de espécies, abrigando cerca de 25% da biodiversidade marinha! Embora no Brasil existam poucas espécies de corais recifais, com apenas 16 espécies identificadas, a maioria delas é endêmica, ou seja, exclusiva de nossas águas.

São Sebastião ganha unidade voltada de biodiversidade marinha

Fonte: Meon
Data de publicação: 12-06-2024 11:25

A Prefeitura de São Sebastião se uniu a entidades voltadas à proteção e ao estudo da biodiversidade marinha para a inauguração de um centro dedicado à educação ambiental e à promoção do ecoturismo no município. Localizado na Rua da Praia, no centro histórico da cidade, o Espaço Vida Marinha foi aberto neste início de junho com a missão de ser ponto de referência aos turistas que buscam passeios náuticos no município com a garantia do selo sustentável. (Meon - 12/06/2024)

Atividade educativa realizada em escola municipal de São Sebastião/SP pelo CEBIMar/USP e ICMBio/Alcatrazes aborda a problemática das invasões biológicas marinhas

É comum o CEBIMar/USP receber escolas durante o ano letivo para realizar visitas monitoradas sobre os organismos e ambientes marinhos, além do público geral durante os meses das férias escolares. Entretanto, no mês de abril, foi a escola E.M. Prof Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, localizada no bairro Pontal da Cruz, no município de São Sebastião/SP, que recebeu uma equipe composta por sete pessoas do CEBIMar e do ICMBio/Alcatrazes. A atividade foi um marco importante para o encerramento do primeiro bimestre, ao longo do qual o tema “Oceano” foi trabalhado na escola de forma transversal, ou seja, abordado em diferentes matérias.

Lebio Unisanta promove workshop gratuito sobre “Corais em um Oceano de Mudanças”, nos dias 29 e 30/6

Fonte: UNISANTA
Data de publicação: 11-06-2024 08:09

A atividade contará com a presença dos biólogos: Prof. Dr. Samuel Coelho de Faria (Centro de Biologia Marinha da USP), Profa. Dra. Helen Sadauskas-Henrique (Lebio, Unisanta), Luis Felipe Albertoni (Coral Cultura e Unisanta) e Gislaine Lima (doutorando na Unifesp, Campus Baixada Santista). O objetivo é introduzir os participantes no mundo dos corais, destacando sua classificação, anatomia, fisiologia e diversidade, assim como alterações ambientais que podem afetar esses organismos. (Fonte: UNISANTA - 11/06/2024)