Concurso público para Professor Doutor, no CEBIMar/USP. área de conhecimento “Conservação Marinha"

Convocação dos candidatos ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto à Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar/USP, na área de conhecimento “Conservação Marinha”.

Concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente

Inscrições para o concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto a Divisão de Ensino e Pesquisa, na área de conhecimento “Ecologia e conservação de ambientes recifais”. De 07/03/2024 a 28/03/2024.

Edital 002/2024: Abertura das inscrições. Publicado no DOESP, em 06/03/2024.

Contratação de bolsista para auxiliar em atividades de pesquisa junto ao Laboratório Aquarela (CEBIMar/USP)

Laboratório Aquarela - CEBIMar/USP

ReNOMOEstá aberta a contratação de um(a) bolsista junto ao laboratório Aquarela, localizado no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP), na modalidade Fixação e Capacitação de Recursos Humanos - Fundos Setoriais (SET), nível H (R$1950,00 mês, de fevereiro a dezembro de 2024). Informações complementares sobre a bolsa em http://memoria2.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25314#SET.

Dados abióticos do projeto Mar de Alcatrazes Laboratório Aquarela são divulgados em boletins semestrais

Mar de Alcatrazes - Pontos de coleta

Os boletins tem por objetivo  entender como os fatores físicos influenciam na distribuição da biodiversidade e na transparência da água do mar. As coletas de dados, o processamento e a posterior elaboração do boletim foram realizadas pela equipe do Laboratório Aquarela – CEBIMar/USP. Esses dados são obtidos por meio de sensores do tipo TidbiT, que medem a temperatura da água do mar a cada 10 minutos, e foram distribuídos em 6 poitas (pontos), conforme figura 01, no entorno da face abrigada da ilha principal do arquipélago de Alcatrazes. Cada poita possui diferentes quantidades de sensores instalados, variando de 4 a 5 unidades, situados a profundidades variando entre 3 e 25 metros. Adicionalmente, são fornecidos registros de ventos aferidos pelo anemômetro da plataforma "MuitoBonsVentos". Esporadicamente também são inseridos/fornecidos dados de transparência da água do mar, coletados in situ com disco de Secchi, e diagrama TS contendo informações de temperatura e salinidade, obtidos através de medições com CTD (Conductivity, Temperature, and Depth).

Saiba mais e consulte o primeiro boletim em: http://cebimar.usp.br/pt/maa

Depois não esqueça de responder ao questionário sobre o que das informações disponibilizadas!

Falecimento do Prof. John C. McNamara (FFCLRP, USP)

Prof. John C. McNamara

A comunidade do CEBIMar presta condolências à família, amigos e colegas de Ribeirão Preto.

O prof. John trabalhou muito pela USP em seus mais de 34 anos de serviço na universidade, com grande dedicação à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Mas também foi um enorme colaborador do CEBIMar com seus projetos de pesquisa, discentes orientados e atuação administrativa.
Por isso, sempre foi considerado por todos como parte da nossa equipe.

Mesmo distante fisicamente ele nunca hesitou em participar do nosso Conselho Deliberativo, muitas vezes viajando dias para uma curta reunião e sempre com colocações contundentes e que nos faziam refletir sobre o CEBIMar, a USP e a vida acadêmica.

Permanecerá em nossa memória com boas lembranças.