Sem registros
CEBIMário: Experiência de estágio no exterior no CRIOBE - França e Polinésia Francesa
Palestrante: Amana Guedes Garrido (CEBIMar/USP)
Data: 27/03/2025, quinta-feira, 13h30
Local: Auditório do CEBIMar
Resumo: O objetivo da palestra é compartilhar a experiência de estágio no exterior em uma instituição de referência no estudo de ambientes recifais, o CRIOBE - França, onde desenvolvi um experimento simulando o efeito do incremento de nitrogênio sobre a saúde dos corais em Moorea, na Polinésia Francesa
CEBIMário: “Libbie Hyman: a great invertebrate biologist of the 20th century”
Palestrante: Drª. Judith Winston (Smithsonian)
Data: 20/12/2024, sexta-feira, 17h00
Local: Auditório do CEBIMar
CEBIMário: The colonial cnidarian Hydractinia
Palestrante: Drª. Christy Schnitzler (Whitney Laboratory for Marine Science)
Data: 12/12/2024, quinta-feira, 13h30
Local: Auditório do CEBIMar
CEBIMário: Life in Colonies
Palestrante: Drª. Judith Winston (Smithsonian)
Data: 11/12/2024, quarta-feira, 13h30
Local: Auditório do CEBIMar
CEBIMário: Descoberta e Desenvolvimento de Produtos Naturais de Bactérias Marinhas
Palestrante: Dr. Gabriel Castro-Falcón (UC San Diego)
Data: 01/11/2024, sexta-feira, 13h30
Local: Auditório do CEBIMar
Resumo:
Nesta apresentação, destacarei os organismos marinhos, em particular as bactérias, como fontes importantes de compostos com propriedades farmacológicas. Discutirei métodos que tenho adotado na descoberta de novos produtos naturais de bactérias de sedimentos e esponjas marinhas, incluindo o uso de estratégias de rotulagem de produtos naturais, a combinação de mineração genômica e metabolômica, e a investigação de habitats amplamente inexplorados, como os oceanos profundos. Também abordarei projetos que envolveram entender o mecanismo de ação de produtos naturais de bactérias marinhas, o que permite melhor conhecer como tais compostos funcionam no tratamento de doenças. Espero que esta palestra inspire a valorização e a continuidade da pesquisa sobre a química dos organismos marinhos e o seu potencial medicinal para o tratamento de diversas doenças, como o câncer e infecções bacterianas.
Curta Biografia:
O Dr. Gabriel Castro-Falcón realizou seu pós-doutorado na Scripps Institution of Oceanography, trabalhando no laboratório do Prof. Paul R. Jensen. Sua pesquisa atual foca no uso de genômica e metabolômica para caracterizar o potencial biossintético de bactérias de sedimentos e esponjas marinhas. Antes disso, em 2019, ele obteve seu doutorado sob a orientação do Prof. Chambers C. Hughes na mesma instituição. Nessa posição, ele desenvolveu uma abordagem de rotulagem, baseada no uso de reagentes quimiosseletivos, para a descoberta de produtos naturais. Em 2014, ele obteve um bacharelado em Química pela Universidade de Porto Rico.
CEBIMário: Conectividade de Corais no Atlântico Sul
Palestrante: Dra. Carla Zilberberg (UFRJ)
Data: 29/08/2024, quinta-feira, 13h15
Local: Auditório do CEBIMar
CEBIMário: Otólitos como ferramentas para compreender padrões e mudanças nos peixes do Oceano Atlântico ao Pacífico
Palestrante: Dra. Letícia Maria Cavole (UC Davis - EUA)
Data: 26/10/2023, quinta-feira, 14h00
Local: Auditório do CEBIMar
CEBIMário: Developmental Mechanisms in Eye Evolution: A celebration of diversity
Palestrante: Kristen Koenig (Harvard & UT Austin)
CEBIMário: Cephalopod Eye Development and the Evolution of Visual System Complexity
Palestrante: Kristen Koenig (Harvard & UT Austin)
CEBIMário: Modelos Biológicos e Bioprospecção
Local: Canal do CEBIMar no YouTube, link: https://youtu.be/gHrZqZzbhSM
Palestrante: Federico Brown (IB-USP) e Letícia Costa-Lotufo (ICB-USP)
Mediadores: Max Maronna e Kátia Cristina Cruz Capel
Organizador: Juan Pablo Quimbayo (CEBIMar/USP)
Palestra 1 - Federico Brown Modelos biológicos marinhos para estudos experimentais em biologia evolutiva do desenvolvimento. Durante minha apresentação, destacarei algumas características de espécies comumente usadas em pesquisas de laboratório e revisarei brevemente o conceito de organismo/espécie modelo. A seguir, destacarei algumas espécies marinhas atualmente em uso por laboratórios no mundo e no Brasil, e mencionarei brevemente alguns tópicos de pesquisa em andamento e questões abordadas nesses organismos. Por fim, apresentarei uma visão geral da pesquisa em meu laboratório utilizando organismos marinhos para pesquisas em biologia do desenvolvimento, por exemplo, planárias para estudar células-tronco e habilidades regenerativas, lebres-do-mar para estudar variações nos padrões de clivagem espiral, ou tunicados para investigar células envolvidas na regeneração e brotamento durante uma grande transição evolutiva da organização biológica: i.e., vida solitária para a vida colonial.
Palestra 2 - Leticia Lotufo Bioprospecção de substâncias com potencial anticâncer em organismos marinhos. Os ecossistemas marinhos brasileiros têm uma importância estratégica para o país, e estudos envolvendo a diversidade num sentido amplo são fundamentais para termos a real dimensão da diversidade genética, biológica e química associada a esse ambiente e sua fragilidade. Nesta oportunidade, discutiremos o uso de uma abordagem integrada para a bioprospecção de substâncias com atividade anticâncer a partir de microrganismos marinhos associados a ascídias, corais e ao sedimento marinho. A premissa fundamental compreende que o uso de diferentes estratégias de prospecção, incluindo aquelas dependentes de cultivo (fracionamento guiado pela atividade biológica) e independentes de cultivo (metabolômica e metagenômica), permite um acesso amplo ao potencial biotecnológico abrigado nos organismos bem como, a partir da integração dos dados, permite ainda a descrição de padrões funcionais de organização da diversidade.