Fonte: Litoral na Rede
Data de publicação: 11-01-2022 06:56

"O tema inspirou a publicação do Guia sobre Mães-d’água e Caravelas do Litoral Gaúcho, elaborado por professores do Instituto de Oceanografia da UniversidadeFederal do Rio Grande (IO-FURG), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)e do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), alémde alunos do Laboratório de Zooplâncton do IO-FURG. Com uma linguagem acessível e que busca traduzir questões científicas envolvendo a biologia dessesanimais ao público leigo, o material lançado no início do mês esclarece que, devido à sincronia entre o período de maior abundância desses animais marinhos e o períodode veraneio, é nas praias gaúchas, entre todos os estados do país, que ocorre amaior incidência de acidentes com espécies tóxicas de águas-vivas. O guia mostra quais são as principais espécies, as mais perigosas, quais são inofensivas, o que fazer e o que não fazer em casos de contato com estes organismos." Litoral na Rede, 11/01/2021.