Busca-se alunos graduados ou com mestrado para desenvolver pesquisa sobre a garoupa verdadeira, Epinephelus marginatus. A pesquisa será vinculada ao projeto Jovem Pesquisador "Fisiologia reprodutiva da garoupa-verdadeira Epinephelus marginatus (Perciformes: Serranidae) em cativeiro: terapias hormonais aplicadas à indução da maturação sexual na fase pré-desova", sob a orientação de Renato Massaaki Honji.

Renato Honji é pesquisador colaborador do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar) (Auxílio Jovem Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do Departamento de Fisiologia da Universidade de São Paulo (IB/USP).do Departamento de Fisiologia da Universidade de São Paulo (IB/USP). Além disso, também já foi coorientador pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - CAUNESP.

O candidato poderá escolher entre a área de Fisiologia ou a de Aquicultura, mas seu projeto de pós-graduação deverá tratar necessariamente da garoupa verdadeira, Epinephelus marginatus. A elaboração do projeto será feita  já com a orientação de Renato Honji, e então o candidato a pós-graduação deverá se inscrever para o exame de seleção pelo programa de sua escolha (que poderá ser tanto Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do IB/USP, como o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da Unesp). Caso seja aprovado, será enviada uma solicitação de bolsa a FAPESP (mestrado: http://www.fapesp.br/bolsas/ms; Doutorado: http://www.fapesp.br/bolsas/dr).

O desenvolvimento do trabalho será no Centro de Biologia Marinha da USP, na cidade de São Sebastião/SP.

A possibilidade de ingresso na pós-graduação é para este ano (2019), dependendo apenas das datas do exame de seleção (que podem ser consultadas no site do programa) e a aprovação do candidato na pós-graduação.

Técnicas utilizadas: histologia, imuno-histoquímica, biologia molecular (sequenciamento e expressão gênica), citogenética, dosagens hormonais (Elisaimunoensaio), western-blot, dot-blot, cromatografia, dentre outras.

CV-Lattes de Renato Honji

Informações sobre o projeto Jovem Pesquisador: "Fisiologia reprodutiva da garoupa-verdadeira Epinephelus marginatus (Perciformes: Serranidae) em cativeiro: terapias hormonais aplicadas à indução da maturação sexual na fase pré-desova"