Estudando recifes rasos e profundos, pesquisadores evidenciam os efeitos das mudanças climáticas nos recifes de corais: o ecossistema mais ameaçado do mundo.

Devido ao aquecimento global, que eleva consideravelmente a temperatura das águas marinhas, os ambientes recifais de todo o mundo tem sofrido com o fenômeno conhecido como branqueamento de corais. Esse evento é consequente da expulsão das zooxantelas, que são essenciais para a vitalidade dos corais a partir da relação mutualística entre os mesmos.

Pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia e do CEBIMar-USP acabam de publicar uma pesquisa avaliando o impacto do branqueamento em diversos grupos de corais e peixes coralíveros ao longo de um gradiente de profundidade. Foram realizadas duas expedições à Polinésia Francesa no primeiro semestre de 2019, quando ocorreu um severo branqueamento de corais a nível mundial.

Coral cover tahiti
As imagens mostram os recifes de corais antes e depois da ocorrência do branqueamento. Fotos: Hudson T. Pinheiro

Entre os principais resultados, os cientistas concluíram que enquanto a cobertura total de corais diminui com a profundidade, a porcentagem de corais sadios aumenta; entretanto, o branqueamento atingiu tanto espécies de corais do raso quanto do fundo. Os peixes borboleta, que tem sua alimentação proveniente dos corais, ativamente selecionavam corais saudáveis para se alimentar.

Fig 1   branqueamento

Contudo, quanto mais elevado o branqueamento ou maior a densidade de peixes (competição), mais a alimentação desses coralíveros se baseava em corais afetados - constituindo um alimento menos nutritivo e ameaçado.  Essa dinâmica muda ao longo do gradiente de profundidade uma vez que a densidade dos peixes, a cobertura de corais e o efeito do branqueamento mudam.

Fig 2   branqueamento

Entender as alterações ecológicas que a mudança climática proporciona sobre os ecossistemas é fundamental para que ações de manejo possam ser tomadas. A manutenção de ambientes recifais saudáveis, tanto rasos quanto profundos, é essencial para garantir a manutenção das comunidades naturais e recuperação dos habitas impactados em tempos de aquecimento global.

Leia o artigo completo: MacDonald C, Pinheiro HT, Shepherd B, Phelps TAY, Rocha LA (2021) Disturbance and distribution gradients influence resource availability and feeding behaviours in corallivore fishes following a warm-water anomaly. Scientific Reports 11: 23656. doi: 10.1038/s41598-021-03061-w

Kissila F. Sperdutti é graduanda em Jornalismo pela UFJF, sendo orientada por Hudson T. Pinheiro e dedicada ao Jornalismo Científico e Investigativo.

Hudson T. Pinheiro, cientista do Centro de Biologia Marinha da USP, desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados a diversidade e conservação de peixes em ambientes recifais, explorando ecossistemas remotos e profundos.