Pesquisadores analisam diferentes níveis de restrição do acesso humano em áreas de conservação de recifes de coral.

Desde 1983, o Arquipélago de Abrolhos faz parte de um Parque Nacional Marinho, uma Área Marinha Protegida (AMP) que restringe a pesca e regula atividades de turismo. Este santuário marinho abriga um dos recifes de coral mais biodiversos do Atlântico Sul, e cuida para que que as atividades humanas não afetem negativamente as comunidades de peixes recifais e a cobertura bentônica local.

Para analisar a eficácia do método de conservação das AMPs e seus diferentes níveis de restrição de acesso nas ilhas (1), foi formada uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, com ampla experiência em ecologia marinha - principalmente de peixes recifais. Foram necessárias quatro expedições que contaram com muitas parcerias e colaborações locais e internacionais.

Os pesquisadores obtiveram apoio direto do Parque Nacional, através de monitores ambientais, que acompanharam de perto todo o trabalho em campo, e apoio logístico, com vagas na base do parque na ilha Santa Bárbara, bote inflável e compressor de ar para as operações de mergulho. Os pesquisadores também contaram com um financiamento da Rufford Foundation (Reino Unido) para complementação das atividades de campo e sequência da pesquisa.

Natural de Guanhães o pesquisador Helder Guabiroba foi o coordenador da equipe de expedição à Abrolhos. Graduado em Oceanografia (UFES) e com mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Animal (PPGBAN) da UFES, trabalha atualmente pela mesma instituição de sua formação. Com 7 anos de carreira, seus trabalhos mais importantes foram sobre a pesca recreativa na Ilha da Trindade (2) e a importância de áreas intangíveis no Parque Nacional Marinho de Abrolhos (1), além de suas contribuições com várias outras pesquisas científicas.

HelderGuabiroba LAR

Pesquisador Helder Guabiroba conduzindo atividade de pesquisa subaquática. Foto: Luiz A. Rocha.

Em entrevista, Guabiroba relata que teve a ideia inicial de investigar se existiam diferenças nas comunidades recifais entre áreas visitadas e não visitadas no Arquipélago de Abrolhos - ideia essa trabalhada em sua dissertação de mestrado. Assim, explica:

“Durante uma temporada trabalhando como voluntário no Parque Nacional dos Abrolhos em 2015, eu fiquei extremamente curioso pra saber como eram as áreas intangíveis do arquipélago e como e por quê foram criadas. Me deparei com o fato de existirem pouquíssimos trabalhos sobre esse tema na região, que além de ser uma das mais estudadas, também é muito frequentada por turistas. Vários trabalhos sobre a descrição e ecologia das comunidades de peixes e bentos da região de abrolhos e também alguns mais recentes sobre o comportamento de mergulhadores foram fundamentais pra elaboração e contextualização da ideia.”

RecifesdaGuarita RBFF

Recifes da Ilha Guarita, um dos ambientes do Arquipélago de Abrolhos onde a visitação é controlada. Fotos: Ronaldo B. Francini-Filho.

Após os resultados dos estudos das amostragens realizada pela equipe no arquipélago, os pesquisadores entenderam a importância das restrições abordadas.

“Neste trabalho, nós mostramos que áreas com acesso restrito de pessoas possuem uma maior biomassa de peixes piscívoros (predadores) e herbívoros, além de uma maior porcentagem de cobertura de corais quando comparadas às áreas frequentemente visitadas. Isso mostra que mesmo que uma unidade de conservação proteja as espécies de atividades como a pesca, ela pode ser mais efetiva se possuir áreas totalmente fechadas, sem visitação de grande número de pessoas”

As AMPs proporcionam ambientes seguros para indivíduos de várias espécies crescerem e se reproduzirem sem a influência de atividades humanas extrativistas, permitindo que espécies já sobre-explotadas possam se recuperar, aumentando sua biomassa e abundância. Na expedição de maio de 2016, pôde-se observar uma grande quantidade de corais branqueados, ou seja, afetados pelo aquecimento global - uma das espécies notadas foi o Coral de Fogo Millepora alcicornis.

IlhaSantaBarbara

Ilha Santa Bárbara no Arquipélago dos Abrolhos. Foto: Helder Guabiroba.

IlhaSiriba

Ilha Siriba, um dos locais de alta visitação no Arquipélago dos Abrolhos. Em contraste, no fundo, encontra-se a Ilha Sueste, onde a visitação é proibida.
Foto: ECO360.

Com isso, o pesquisador cita sobre a continuidade dos projetos de pesquisas nas áreas de recife de coral e conclui:

“A ideia agora é estudar o comportamento dos peixes entre os locais muito visitados, pouco visitados e não visitados. Assim iremos evoluir no entendimento de como os organismos marinhos percebem a nossa presença e como isso pode influenciar na ecologia doas ambientes recifais”

Leia o artigo completo:

(1) - Guabiroba, H.C., Vilar, C.C., Pinheiro, H.T., Joyeux, J.-C. 2022. Limited human access is linked to higher effectiveness in a marine sanctuary. Journal of Environmental Management, v. 311, article 114838. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2022.114838

(2) - Guabiroba, H.C., Santos, M.E.A., Pinheiro, H.T., Simon, T., Pimentel, C.R., Vilar, C.C., Joyeux, J.C. 2020. Trends in recreational fisheries and reef fish community structure indicate decline in target species population in an isolated tropical oceanic island. Ocean and Coastal Management, 191, article 105194. https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2020.105194

Kissila F. Sperdutti é graduanda em Jornalismo pela UFJF, orientada por Hudson T. Pinheiro e dedicada ao Jornalismo Científico e Investigativo.

Hudson T. Pinheiro, cientista do Centro de Biologia Marinha da USP, desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados a diversidade e conservação de peixes em ambientes recifais, explorando ecossistemas remotos e profundos.