Pesquisadores do CEBIMar-USP, da UFES e do NUPEM/UFRJ publicaram a primeira lista de espécies de peixes da APA Baía das Tartarugas e suas adjacências.

A Baía das Tartarugas está localizada em Vitória-ES, e recebe esse nome devido à grande quantidade de juvenis de Tartaruga-verde (Chelonia mydas) que aparecem por lá. A APA possui uma grande diversidade de ambientes, como estuários, recifes rochosos, praias arenosas e poças de maré. Além disso, a área está localizada no meio de uma região de transição biogeográfica, formando um ecótono de espécies marinhas do norte e do sul do país.

O estudo registrou 278 espécies, sendo que dessas 233 são peixes recifais, o que corresponde a cerca de 32% dos peixes encontrados em toda a província brasileira. A maioria das espécies, quase 70%, são peixes que se alimentam exclusivamente de invertebrados marinhos ou de invertebrados e outros peixes. Ainda, foram encontradas 20 espécies endêmicas das águas brasileiras e 12 ameaçadas de extinção, mostrando a importância biológica da região.

Algumas das espécies endêmicas de peixes recifais brasileiros, que ocorrem na APA Baía das Tartarugas. Fotos: João Luiz Gasparini

Contudo, a APA localiza-se na capital e em meio ao maior centro urbano do estado do Espírito Santo, estando exposta à diversas pressões ambientais. Dentre as problemáticas, podemos encontrar o descarte inadequado de efluentes, a intensa atividade portuária e a pesca ilegal, que somadas ameaçam a ictiofauna e a vida marinha da localidade.

Estudos como esse ajudam a entender e catalogar a biodiversidade marinha do Brasil, servindo como ponto inicial para trabalhos que busquem entender padrões ecológicos e o manejo adequado dos recursos da região. Assim, são úteis para os gestores nos processos de criação e aplicação das politicas públicas de conservação.


Leia o artigo completo:

Cruz, G. L., Gasparini, J. L. & Pinheiro, H. T. (2022) Composition and Ecological Aspects of the Fish Assemblage of the Marine Protected Area APA Baía Das Tartarugas , Southeastern Brazil. Pan-American Journal of Aquatic Sciences 17: 71. http://panamjas.org/pdf_artigos/PANAMJAS_17(1)_71-96.pdf


Guilherme L. da Cruz é graduando em Ciências Biológicas pela UFES, orientado por Hudson T. Pinheiro. Possui interesse na conservação de ambientes recifais rasos e profundos, utilizando pesquisas em padrões e processos ecológicos dos peixes como uma ferramenta.

Hudson T. Pinheiro, cientista do Centro de Biologia Marinha da USP, desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados a diversidade e conservação de peixes em ambientes recifais, explorando ecossistemas remotos e profundos.