Professora Cláudia Maria Jacobi — Foto: Site ICB/UFMG/Divulgação

Professora Cláudia Maria Jacobi —
Foto: Site ICB/UFMG/Divulgação

No último final de semana recebemos a triste notícia que a professora Claudia María Jacobi, nossa colega de longa data, faleceu, aos 64 anos, em decorrência de um acidente de mergulho. Claudia nasceu na Argentina, mas cursou Ciências Biológicas no Brasil entre 1977 e 1980, graduando-se no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

Da sua Iniciação Científica, em 1980, até o seu Doutorado em Zoologia, em 1992, obtidos no Departamento de Zoologia do IBUSP, dedicou-se à pesquisa no ambiente marinho, com apoio do CEBIMar - Centro de Biologia Marinha da USP para as suas instalações experimentais e coletas de dados durante a realização da Iniciação Científica e do Doutorado. Obteve os títulos de Mestrado e Doutorado em Zoologia, mas sempre abordou aspectos ecológicos dos organismos e das comunidades marinhas em seus projetos.

Logo no início da sua carreira científica se envolveu com Ecologia Matemática/Numérica utilizando as ferramentas da computação e seguiu nesta área em seus períodos de pós-doutorado e nas suas publicações.

Sua atividade de pesquisa no ambiente marinho aliada ao conhecimento em ecologia numérica gerou, a partir de 1986 várias publicações em colaboração com diversos pesquisadores com visões inovadoras.

Ainda no início de sua carreira científica ministrou cursos de extensão no CEBIMar em colaboração com docentes da instituição.

Em 1998, ingressou no corpo docente do departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB – UFMG) e até aposentar-se ,como Professora Titular em 2019, ministrou diversas disciplinas na área de Ecologia, orientando 46 alunos de iniciação científica,18 mestres e 12 doutores nos Programas de Zoologia e de Ecologia , Conservação e Manejo de Vida Silvestre da UFMG. Dada a sua ampla visão científica e a sua atuação profissional em uma universidade distante do litoral, seus projetos abrangeram várias linhas de pesquisa em diversos ambientes, abordando desde sistemática de grupos animais e vegetais e suas estratégias reprodutivas e de dispersão, à modelagem ecológica aplicada ao bentos marinho, aos campos rupestres e à caatinga. Dedicou-se também à pesquisa em avaliação, conservação e educação ambiental, recuperação de serviços ecológicos e conservação da biodiversidade. Também participou e coordenou vários projetos de extensão no ambiente metropolitano de Belo Horizonte e nas áreas naturais dos estados de Minas Gerais e do Pará (na região de Carajás). Sua atividade científica originou a publicação de mais de 70 trabalhos científicos, além de dois livros e 17 capítulos de livros, alguns deles, ainda hoje, considerados como referência em suas áreas.

Por toda sua vida manteve uma conexão com o mar e atualmente dedicava-se primordialmente ao aperfeiçoamento da prática do mergulho autônomo, assim como a ministrar disciplinas e cursos voltados à biologia marinha para alunos da UFMG, com o apoio do CEBIMar nas suas atividades de campo, e para a comunidade em geral.

No dia 27 de fevereiro de 2021, sofreu um acidente fatal durante um mergulho no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9200738282007202

(Última atualização do currículo em 15/02/2021)