Lamentamos o falecimento do Prof. Paulo da Cunha Lana, docente do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná. Além de cientista brilhante, de mente aguçada e inquiridora, aberta às questões maiores da academia e da sociedade, na vida pessoal e profissional se caracterizava pela generosidade, espírito colaborativo e integridade.

paulo lana cebimarPaulo sempre dispensou carinho e atenção especial ao CEBIMar, talvez por aqui ter vivido momentos importantes no início de sua careira acadêmica. Talvez igualmente porque o CEBIMar tenha sido a inspiração para a criação do CEM, em Pontal do Sul, que à época de sua pioneira contratação, no início dos anos 1980, ainda se chamava Centro de Biologia Marinha, instituição que abraçou e à qual dedicou sua vida acadêmica e até pessoal.

Paulo acompanhou de perto etapas importantes da existência do CEBIMar, como avaliação institucional, bancas de concursos e simpósios, só para citar alguns dos momentos em que sua cultura, sabedoria, carisma e equilíbrio estiveram ao nosso dispor. Desejamos muita paz e nossos sentimentos à família, colegas, alunos, amigos e admiradores do nosso querido Paulo Lana.

paulo lana

Paulo Lana ao lado do Sérgio Rodrigues, no dia 23/11/2002, durante o XVII Simpósio de Biologia Marinha.